sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A Union Pacific

Os trabalhadores que conquistaram o Oeste
Não eram nem a altura nem o local mais convenientes para a constru¬ção de uma linha férrea. Eclodira - Guerra Civil Americana, e índios saquea-dores deambulavam pelas pradarias cen¬trais. No entanto, em 1862 o Congresso aprovou o projeto de construção da Union Pacific, a via férrea que franqueou o Oeste. Foi acordado que a Centrai Pacific Railroad Company, da Califórnia, avançaria rara leste, a partir de Sacramento, e a Union para oeste, a partir de Ornaha e Nebraska. As obras tiveram início no ano de 1863.
Os trabalhadores da Central Pacific, sob a direção de Charlie Crocker, proprietário de um armazém de tecidos, tiveram de enfren¬tar o obstáculo que constituíam as encostas de granito compacto da serra Nevada, a 124 km apenas do ponto de partida. As turmas de trabalhadores da Union Pacific, chefiadas pelo general Grenville Dodge, fo¬ram obrigadas a atravessar o território de hostis índios sioux e cheyenne, a quem o «arame falante» do homem branco, a linha de telégrafo, já perturbara e que se haviam convencido de que a via férrea arruinaria os seus terrenos de caça.
O fornecimento do material necessário à construção de 1,5 km de via correspondia a um carregamento de 40 vagões de abaste¬cimentos vindos do rio Missuri, a cerca de 80 km de distância. Chulipas de carvalho, custando $3,50 cada uma, tinham de ser ad¬quiridas na Pensilvânia, a 1280 km.
Não obstante, nos fins de 1866 a Union Pacific colocara 480 km de linha férrea e a Central Pacific, embora apenas a 144 km do seu ponto de partida, conquistara a serra, de 2100 m de altura.
Os homens de Dodge eram irlandeses na sua maioria, enquanto as turmas de Crocker eram formadas principalmente por chineses, sobre os quais este observou: «Eles cons¬truíram a Grande Muralha da China, o maior trabalho de alvenaria do Mundo.
Durante o rigoroso Inverno de 1866-1867, muitos trabalhadores morreram de frio ou foram vitimados por avalanchas nas serras. Em Fevereiro de 1867 uma tempes¬tade de neve que durou 12 dias sepultou uma cabana de trabalhadores sob uma ca-mada de 18 m de neve.
As 2 linhas encontraram-se finalmente em Ogden, no Utah. A equipa da linha de leste percorrera 1104 km e a de oeste 1737. Com a ligação final da Union Pacific com a via férrea de leste, estabeleceu-se um serviço ferroviário de costa a costa.
No dia 10 de Maio de 1869 foi colocada em Ogden uma chulipa de mogno com uma placa de prata - que não tardou a ser rapidamente arrancada por colecionadores. Duas locomotivas encontraram-se no local para assinalar a ocasião e foram colocadas várias cavilhas comemorativas, entre as quais uma de ouro - logo retiradas e substi¬tuídas por cavilhas vulgares, por uma ques¬tão de segurança.
Os irlandeses de Dodge e os chineses de Crocker tinham conquistado de fato o Oeste.

Fonte: O grande livro do maravilhoso e do fantástico – Reader´s Digest

Nenhum comentário:

Postar um comentário